O Quarto do Felino

Biocomputadores Moleculares Maio 25, 2007

Filed under: Ciência — Raquel @ 10:47 pm

Nesta nova era cada vez mais se associa a informática à ciência… Pesquisadores das universidades de Princeton e Harvard, ambas nos Estados Unidos, deram um passo crucial rumo à construção de computadores biológicos, minúsculos dispositivos implantáveis que podem monitorar as atividades e o comportamento das células humanas.

celula.jpg

Resolvendo equações de lógica booleana no interior das células, esses autómatos moleculares irão detectar qualquer coisa, da presença de um gene mutante até à actividade dos genes no interior da célula. Os “inputs” dos biocomputadores são o RNA, as proteínas e os compostos químicos encontrados no citoplasma; as moléculas de “saída”, indicadoras da presença de sinais reveladoras de doenças são facilmente reconhecidas com equipamentos básicos de laboratório.
Os cálculos de um biocomputador, embora matematicamente simples, poderão permitir que os pesquisadores construam bio-sensores ou sistemas de aplicação de medicamentos capazes de seleccionar tipos específicos ou grupos de células no corpo humano. Autómatas moleculares poderão permitir aos médicos alvejar apenas células cancerosas ou doentes por meio de uma sofisticada integração dos sinais intracelulares representativos das doenças, sem alterar em nada as células sadias.

O artigo completo aqui.

Anúncios
 

4 Responses to “Biocomputadores Moleculares”

  1. mayara Says:

    eu acho q este site é muito importante para cada pessoa q explora mas o site tenq ser lido com mas clareza bjsssssssssssssssss mayara

  2. Anónimo Says:

    muito legal!!

  3. mayara Says:

    gostei desse site é bom pra gente que faz 8 ano né pra pesquisa como trabalho!!kkkkkkkkkkk

  4. arthur Says:

    vo copia pro meu colegio


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s