O Quarto do Felino

Ancestral do Gato Doméstico Julho 10, 2007

Filed under: Curiosidades — Raquel @ 12:03 am

A linhagem dos gatos domésticos foi seguida até um antigo ancestral cujos parentes ainda vivem nos desertos do Oriente Médio hoje em dia. A metamorfose do feroz predador num gentil e dócil gatinho ocorreu há aproximadamente 10 mil anos atrás. Nesta mesma época os humanos adoptaram um estilo de vida agrícola. Portanto os primeiros gatos amigáveis possivelmente agiam como caçadores de ratos para áreas de armazenamento de cereais.

onca20.jpg

Stephen O’Brien, geneticista da National Cancer Institute in Maryland (USA), diz: “Pensamos que este foi o início de uma das mais interessantes experiências já feitas em história natural que foi a mudança de selvagem, predador feroz, para uma dócil ratoeira que decidiu mudar sua opinião sobre a humanidade.”

A diferença chave entre ambos é o comportamento. Gatos domésticos vivem em grupos e geralmente não tem medo de humanos. Com uma análise comportamental de um grupo grande e diverso de gatos seria praticamente impossível um grupo internacional de pesquisa voltar-se para a genética.

fotos-de-gatos-003.jpg

Carlos Driscoll do National Cancer Institute e seus colegas analisaram material genético de quase mil gatos, incluindo os domésticos e algumas subespécies selvagens. Eles descobriram que cada grupo dos gatos selvagens eram de subespécies do gato selvagem Felis silvestris . O DNA dos gatos domésticos mostraram-se compatíveis com o de uma subespécie selvagem chamada Felis silvestris lybica, que vive nos desertos remotos de Israel e Arábia Saudita.

Os resultados estão detalhados na versão online da revista científica Science.

Família felina

A linhagem que inclui o gato doméstico e seus parentes selvagens originou-se antes do que se pensava anteriormente, há aproximadamente 139 mil anos atrás. O cientistas especulam que os gatos tomaram, possivelmente, duas rotas diferentes desde o Oriente Médio. Um grupo foi seguido até o Egipto, enquanto o outro viajava da Mesopotâmia à Índia, seguindo para a China e muito depois chegaram ao Japão.

Com relação à data em que os gatos domésticos surgiram, Driscoll diz que não possui dados suficientes para fazer uma estimativa acertada. Para solucionar este quebra-cabeças os cientistas voltam-se para os históricos registos escritos e evidências arqueológicas. Por exemplo, pinturas em tumbas egípcias indicam que há 3.600 anos atrás os gatos domésticos viviam no Egipto, disse Driscoll. E recentemente no Chipre foi descoberto um cemitério onde haviam enterrados um gato e um humano ha´cerca de 9.500 anos atrás.

Um possível grande impulso para a solução deste problema, mencionou O’Brien, será dado quando o sequenciamento do genoma do felino estiver completo.

Anúncios
 

19 Responses to “Ancestral do Gato Doméstico”

  1. Carlos Says:

    Puxa, mas para dizer que os gatos viviam no egito como animais domésticos, acredito que as múmias são melhor evidencia que as pinturas.

  2. waleska Says:

    foram os Egipcios quem primeiro domesticou os gatos,
    pois foi lá que se encontrou os primeiros vestigios de múmias e pinturas…

  3. sara Says:

    os gatos sao mt fofos

  4. Telma Says:

    Os gatinhos são espretos mas também são tão foooooooooooooooooofffffffffffffffffffiiiiiiiiiiiiiiiinnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhoooooooooooooooooooooooooooooooooooooosssssssssssssssssssssss

  5. me Says:

    OS GATOS SÃO MARAVILHOSOS,TEM UM MISTÉRIO NO OLHAR!!
    WONDERFULLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

  6. os gatos sao tao tao tao fofutxos sou gay

  7. beatri Says:

    oi eu que ria sabe o ceu nome

  8. lucas Says:

    sao tao bonitos né?

  9. lucas Says:

    fffffffffffffffffffffffffooooooooooooooooooooooooffffffffffffffiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnhhhhhhhhhhhhhhhhooooooooooosssssssssssss

  10. Bruninho Says:

    Os gatinhos são muito mais fofinhos que os cães =O.O=
    Adoro gatinhos =^.^=
    Mas é verdade são mesmo fofinhos!!!! =<.<=

  11. maiane Says:

    quando voce vai dar um gato desses

  12. M U I N T O F O F O O O O ADOLO FELINOS ADOLOOOOOOOOOOOO

  13. FOFINHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS SO LOCA POR FELINOS

  14. jessica lorrane Says:

    fofos os gatos são muito fofos,e tem gente que não sabe escrever direitoooo

  15. Ana Karolina De Sousa Silva - nº chamada 03 Says:

    gaton.n
    loveritmojogos
    korpse
    o.o

  16. Anónimo Says:

    AMO GATOS,MAS TENHO ALERGIA! QUE PENA

  17. Jessica Patricia Pedras Silva Says:

    o gato e muito fofo


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s